Responsabilidade Socioambiental Empresarial

Postado em 26-08-2014 - Autor: Adriana Kalbusch Sabatovski - Categoria: Administração - Comentarios

Autor

O que antes era um diferencial empreendedor, hoje é considerado primordial: a Responsabilidade Socioambiental. A empresa não precisa investir milhões para conseguir implementar, basta ter consciência socioambiental, se preocupando com o que resulta de suas atividades no meio em que foi instalada.

Não somente uma questão de sobrevivência no mercado, mas uma nova forma de gestão, que mostra a clareza de sua ética e transparência, transformando-se em um virtuoso círculo, um efeito borboleta, onde se é palpável seus resultados. Veja um exemplo: uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida de seus funcionários, naturalmente terá maior produtividade, e consequentemente maior lucro. Assim também é possível através de ações socioambientais.

Não é complicado conseguir tais resultados, e ser sustentável, é simples e fácil, e qualquer empresa pode fazer. Através de pequenas atitudes, que a longo prazo acabará fazendo parte da rotina da empresa, da sua cultura, missão, valores, tudo.

Começando aos poucos, com “ações mais simples” de serem implementadas, e aos poucos vai aprimorando envolvendo maior complexidade. Veja abaixo quais ações podem ser feitas, tratando desde local de trabalho, meio ambiente, comunidade em geral, entre outros. Todas as ações deverão criadas ou recriadas focando na responsabilidade socioambiental:

- Verificação e respeito as Legislações que envolvem a empresa;

- Criação do Código de Ética visando o interesse e implementação das ações;

- Clara definição de missão, visão e valores da empresa, focando sempre na preocupação com o meio ambiente, comunidade;

- Transparência em todos os processos de decisão, seus resultados e envolvidos;

- Programas de treinamentos, especialização; Não somente para aprimoramento de produção, mas também para otimizar possíveis danos, prejuízos;

- Atividades que envolvem funcionários e familiares; Recreação, reuniões, confraternizações;

- Tornar o funcionário realmente parte da empresa, participando de lucros, de processos de opiniões, sugestões de melhorias, novas ideias;

- Parcerias com empresa que também tenham esse interesse e que apliquem a responsabilidade socioambiental;

- Participar de Ações na comunidade, fazendo doações para ONG´s, projetos sociais;

- Separação correta do lixo;

- Estimular funcionários e comunidade a fazer doações em geral, como campanha de doação de agasalho, sangue, entre outros;

- Aplicar treinamentos para otimizar o uso papel, energia e água

- Móveis e equipamentos velhos podem ser utilizados ou doados;

- Participar de projetos sociais na comunidade, através patrocínio, divulgação, e também auxiliando na hora de aplicar os projetos, como por exemplo: em reformas de espaços públicos, escolas.

De pouco em pouco a empresa consegue se tornar um exemplo de sustentabilidade sem gastar muito, onde seu retorno é muito maior que simplesmente lucro $$.

Autor

Adriana Kalbusch Sabatovski
Autor

Bacharel em administração. Administradora da empresa LEGJUR. É uma apaixonada por Administração que busca disseminar todo conhecimento possível através de posts de alta qualidade na internet. É editora deste site.

Leia Também

0 respostas para "Responsabilidade Socioambiental Empresarial"

Deixe seu comentário

Seu comentário é muito importante para o Administre Facil

CAPTCHA Image Trocar imagem