Por que eu quero implementar um Sistema de Gestão da Qualidade?

Postado em 07-08-2013 - Categoria: Administração - Comentarios

Autor

Implementar ou não um SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) baseado na ISO 9001 é uma decisão estratégica que deve ser avaliada cuidadosamente pela alta direção. Esta decisão deverá ser baseada em vários fatores, tais como contratações necessárias, investimento necessário, tempo disponível, órgão certificador, treinamentos, custos/benefício, montagem de equipe e etc., mas a primeira pregunta que deverá ser feita pela Alta direção é:

“Por que eu quero implantar um Sistema de Gestão da Qualidade?”

Podemos encontrar várias respostas, mas há três respostas que merecem destaque, são elas:

1.  Os clientes estão exigindo um SGQ implantado.

Ter um SGQ implementado pode ser uma exigência de nossos clientes ativos ou de clientes futuros, esse é um fato que fará toda a diferença na estratégia de implantação da organização.

2.  Quero melhorar os processos e a qualidade de meus produtos.

A decisão de implementar um SGQ pode ser baseada na necessidade de melhoria dos processos internos e consequentemente oferecer um melhor atendimento aos clientes.

3.  Quero utilizar o SGQ para fins comerciais e de marketing.

Não temos dúvidas que um SGQ implementado é um diferencial para várias empresas, e que poderá ser explorado para ações de marketing. Entretanto basear o SGQ apenas em estratégias de Marketing poderá levar o sistema à ruína.

Independente de qual seja o motivo que leve a Alta Direção a implantar um SGQ, convém que seja adotada uma abordagem de gestão da qualidade, que o sistema seja baseado nos princípios da qualidade e que toda a organização tenha evidências do comprometimento da Alta Direção com o Sistema.

Fonte: administradores.com.br

Leia Também

0 respostas para "Por que eu quero implementar um Sistema de Gestão da Qualidade?"

Deixe seu comentário

Seu comentário é muito importante para o Administre Facil

CAPTCHA Image Trocar imagem