Apesar da equivocada ideia de que ninguém é insubstituível fazer parte do modismo corporativo a muito tempo, ainda é muito comum alguns gestores usarem quando querem justificar sua liderança desfalcada, seja na escassez de seu quadro de funcionário ou na incapacidade de reter seus possíveis potenciais. É muito mais fácil mandar um funcionário embora do que tentar aprimorar suas qualidades e competências e corrigir seus pontos negativos.
Não pode-se descartar casos em que o melhor para ambas as partes é a rescisão do contrato, cujo convívio e produtividade estão insatisfatórios e seus resultados estão de alguma forma afetando o rendimento geral da empresa. Nesses casos todos devem avaliar seus erros e refletir sobre mudanças em seus pontos de vistas, pois todos perdem em todo esse processo.
Uma empresa excelente é composta de avançada tecnologia, produtos e serviços eficientes, mas sem seu capital humano, do que adianta tantos recursos materiais, se não captar e manter talentos para conseguir utilizar da melhor forma todo esse potencial. Tudo acaba se tornando total desperdício.
Um verdadeiro gestor sabe utilizar e otimizar bem seus recursos, onde tudo é aproveitável e reaproveitável. Nada em sua empresa é “jogado fora” ou desperdiçado. Tudo é importante. Sua empresa e seus funcionário crescem de forma proporcional.
Quando um bom funcionário é desligado, seja quando ele é demitido ou pede a demissão, gera um tenso clima organizacional que se espalha entre os setores da empresa, e vem as dúvidas: “Se nem ele quer ficar, o que eu estou fazendo aqui?” Ou “o que essa empresa tem de errado? Será que devo sair daqui antes que eu também me decepcione? Se nem ele foi valorizado, eu serei?”
Essa falta de confiança na estabilidade da gestão não se aplica somente entre seus funcionários mas também entre seus fornecedores e principalmente entre seus clientes, que após tempos de contatos e confiabilidade, se perguntam como pode tanto recurso indispensável pode ser tão facilmente substituído. Seu efeito cascata tem resultados desastrosos e imensuráveis.
A empresa que não valoriza devidamente sua equipe acaba por criar uma reputação nada satisfatório e muito menos interessante onde até mesmo na hora de captar esse potenciais colaboradores, seus candidatos desistem muito antes de tentar. Afinal porque se dispôs a trabalhar em uma empresa que certamente não valoriza seus recursos.
Não deve-se mudar a essência, nem mesmo tentar se “adaptar” a opiniões alheias. Deve-se sempre buscar a eficiência e eficácia pessoal e profissional. O que vem depois é consequência de todo esse conjunto. Suas características e competências podem ser admiradas e aprimoradas ou desperdiçadas e inibidas. Sé depende de quem irá gerir todo esse potencial. Depende de cada um, como todo esse potencial será trabalhado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"No mundo sempre existirão pessoas que vão amá-lo pelo que você é e outras que vão odiá-lo pelo mesmo motivo… acostume-se a isso…"
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Outros links importantes sobre o assunto abordado:
@ Copyright 2012 a 2024 - Todos os Direitos reservados - Administre Fácil Assessoria Online - CNPJ: 47.354.884/0001-46 - www.administrefacil.com.br