Avaliação de desempenho. Feedback = Resultados.

Postado em 17-07-2019 - Autor: Adriana Kalbusch Sabatovski - Categoria: Administração - Comentarios

Autor

Com constantes mudanças no competitivo cenário global, as empresas e suas estratégias vêm sendo pressionadas a se adaptarem e a evoluírem proporcionalmente para sobreviver ou até mesmo se destacar nesse ambiente.  Toda empresa busca uma fatia desse mercado, porém a grande maioria encontra muitos obstáculos na hora de realizar seu projeto e colocar em prática o sonho que estava no papel, tornando-se vulneráveis ao fracasso, e um dos problemas de gestão mais palpáveis é a dificuldade na aplicação de ferramentas de gestão.

Uma das ferramentas mais utilizadas na gestão atual é avaliação de desempenho que tem por objetivo avaliar se, dentro de um determinado período, o funcionário conseguiu desenvolver suas competências e qualidades, e mostrar seus pontos positivos e os pontos a serem corrigidos e aprimorados.

Assim como todas as outras ferramentas estratégicas, a avaliação de desempenho busca única e exclusivamente auxiliar na tomada de decisão, através da absorção dos dados coletados, e análise e assim, propor futuras e/ou possíveis melhorias. A avaliação é elaborada de acordo com as características principais da empresa, seu foco principal, objetivos e metas, sempre visando o aprimoramento contínuo.

Mesmo sofrendo várias alterações e melhorias ao decorrer dos anos, algumas organizações ainda terem algumas dificuldades em adicionar essa ferramenta de qualidade em suas rotinas administrativas, a avaliação de desempenho já provou sua eficiência e mostra cada vez ter mais subsídios para ser considerada essencial na tomada de decisão.

Atualmente existem vários diferentes tipos de avaliação de desempenho, assim como a avaliação de produtividade, qualidade, financeira, humana e marketing. Elas auxiliam na hora de identificar possíveis candidatos à promoções, gerando motivação contínua, desenvolvimento e aperfeiçoamento do potencial e melhorias para cada funcionário, e se necessário, na mudança de setor, ou até mesmo na aplicação de algum treinamento ou qualificações específicas, assim como na revisão de metas e resultados a serem alcançados e possíveis mudanças no quadro de pessoal.

Todo o processo deve ser realizado pelo superior do funcionário, que conhece detalhadamente toda sua a rotina e o ambiente em geral, assim como sua personalidade, atividades, pontos positivos e negativos. O funcionário poderá também fazer uma auto avaliação, comparativa com a realizada pelo gestor, visando assim, averiguar a visão dos envolvidos em relação a realidade que envolve toda a rotina da empresa.

Para que a ferramenta alcance resultados precisos e funcionais, a avaliação deve ser realizada periodicamente e com um padrão, podendo ser aprimorado para cada funcionário, gestor, empresa, enfim, podendo ser personalizada a cada situação.

O resultado dessa análise deve ser repassado ao avaliado de forma que o avaliador seja parcial, empático, tenha boa comunicação, e principalmente, foco no resultado. Dessa forma, o resultado terá maior êxito e a ferramenta terá sua a utilidade e importância confirmada, pois caso contrário, o mau uso dessa ferramenta acabará prejudicando o feedback, colocando em risco a credibilidade da análise, e por consequência anulando totalmente o resultado.

Confira abaixo um eficaz modelo de avaliação de desempenho.

http://www.administrefacil.com.br/modelos-de-documentos/331-processo-da-qualidade-procedimentos-avaliacao-desempenho-funcionarios-talentos

http://www.administradores.com.br/artigos/avaliacao_de_desempenho_uma_visao_moderna/11418/

http://www.equestiona.com/Avaliacao_de_Desempenho.asp

http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Entrevista/5778/por-que-utilizar-a-avaliacao-de-desempenho-com-foco-em-competencias.html

Autor

Adriana Kalbusch Sabatovski
Autor

Bacharel em administração. Administradora da empresa LEGJUR. É uma apaixonada por Administração que busca disseminar todo conhecimento possível através de posts de alta qualidade na internet. É editora deste site.

Leia Também

Logo bottom

@ Copyright 2021 - Todos os Direitos reservados - Administre Fácil Assessoria Online - CNPJ: 17.504.359/0001-07 - www.administrefacil.com.br Forma pagamento