Apesar de muitos profissionais justificarem seus erros dizendo serem “humanos”, alguns desses erros podem ser cruciais e fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Não somente na venda de um produto da loja como na hora de conseguir a tão almejada conta com um grande cliente em potencial, desencadeando em um imenso prejuízo para a empresa.
Para que esses erros sejam realmente insignificantes, fique atento as falhas mais comuns na hora de fechar uma venda. Abaixo segue uma pequena lista que ajudará a prepará-lo para o imprevisto:
- Fale menos, escute mais.
Quando um cliente chega na loja seja objetivo, claro, e principalmente escute exatamente o que ele quer. Não fique perdendo tempo batendo papo, senão ele ficará entediado e você perderá essa e outras vendas ao seu redor.
- Deixe-o respirar
Quer perder um cliente, sufoque-o. Não faça isso. Deixe-o a vontade para conhecer a loja mas sempre fique por perto caso ele precisar. Não o largue muito senão outro vendedor pega.
- Foco na necessidade
Empenhe-se em suprir a necessidade do seu cliente, seja um produto ou serviço, foque em solucionar seu problema. Depois de feito isso, daí sim você pode tentar oferecer mais algum outro produto.
- Não ache, tenha certeza.
Muitas vezes um cliente não sabe exatamente o quer, isso é muito comum. É nessa hora que você deve colocar em prática suas habilidades e conseguir entender qual sua dúvida, o que ele busca. Faça perguntas objetivas e cuidado na hora de abordar, não fique enchendo a cabeça do seu cliente com suposições que poderão deixá-lo ainda mais confuso, pois assim você poderá prejudicar a abordagem.
- Custo X benefício
Deixe que seu cliente avalie se o produto ou serviço será útil para ele, se você vendedor, conseguir mostrar claramente todos os benefícios, o preço ou qualquer outro empecilho será somente um detalhe na hora da compra.
- Armas secretas
Tenha sempre em mente que todo cliente adora desconto. Fique preparado para oferecer os melhores descontos possíveis. É um excelente argumento durante a negociação.
- Empurrando o que ninguém quer
Seu foco é em garantir uma boa venda, claro. Mas cuidado com a pressão de bater sua meta. Não fique jogando “lixos” em seu cliente porque assim que ele perceber isso, e não se engane, ele vai perceber, você não somente terá que trocar o produto como também nunca mais o verá novamente.
- Promessas impossíveis
Cuidado com o que você fala, tudo realmente será usado contra você, afinal tudo o que você promoter terá de ser cumprido senão sua imagem e da empresa ficaram comprometidos. Honestidade acima de tudo.
- Relacionamento duradouro
Antes de abordar um cliente pense nele em alguém que você quer ver periodicamente, assim você focará suas forças em conseguir não somente uma venda isolada mas também um relacionamento baseado na confiança, transparência e principalmente fidelidade.
- Seja o especialista
Conheça bem seu produto ou serviço, saiba tudo sobre ele e possíveis problemas e soluções. Esteja sempre preparado para qualquer pergunta ou argumento. Quando você mostra que sabe o que diz você passa confiança e segurança para o cliente.
Com essas dicas você conseguirá evitar o fracasso e ainda de quebra conseguir uma “senhora” cartela de cliente que o seguirão onde for.
Foque em sua imagem e profissionalismo e boas vendas.
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