Quer ter sucesso em vendas? Cuidado para não errar feio e perder seu cliente

Postado em 26-08-2014 - Autor: Adriana Kalbusch Sabatovski - Categoria: Administração - Comentarios

Autor

Apesar de muitos profissionais justificarem seus erros dizendo serem “humanos”, alguns desses erros podem ser cruciais e fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Não somente na venda de um produto da loja como na hora de conseguir a tão almejada conta com um grande cliente em potencial, desencadeando em um imenso prejuízo para a empresa.

Para que esses erros sejam realmente insignificantes, fique atento as falhas mais comuns na hora de fechar uma venda. Abaixo segue uma pequena lista que ajudará a prepará-lo para o imprevisto:

- Fale menos, escute mais.

Quando um cliente chega na loja seja objetivo, claro, e principalmente escute exatamente o que ele quer. Não fique perdendo tempo batendo papo, senão ele ficará entediado e você perderá essa e outras vendas ao seu redor.

- Deixe-o respirar

Quer perder um cliente, sufoque-o. Não faça isso. Deixe-o a vontade para conhecer a loja mas sempre fique por perto caso ele precisar. Não o largue muito senão outro vendedor pega.

- Foco na necessidade

Empenhe-se em suprir a necessidade do seu cliente, seja um produto ou serviço, foque em solucionar seu problema. Depois de feito isso, daí sim você pode tentar oferecer mais algum outro produto.

- Não ache, tenha certeza.

Muitas vezes um cliente não sabe exatamente o quer, isso é muito comum. É nessa hora que você deve colocar em prática suas habilidades e conseguir entender qual sua dúvida, o que ele busca. Faça perguntas objetivas e cuidado na hora de abordar, não fique enchendo a cabeça do seu cliente com suposições que poderão deixá-lo ainda mais confuso, pois assim você poderá prejudicar a abordagem.

 

- Custo X benefício

Deixe que seu cliente avalie se o produto ou serviço será útil para ele, se você vendedor, conseguir mostrar claramente todos os benefícios, o preço ou qualquer outro empecilho será somente um detalhe na hora da compra.

- Armas secretas

Tenha sempre em mente que todo cliente adora desconto. Fique preparado para oferecer os melhores descontos possíveis. É um excelente argumento durante a negociação.

- Empurrando o que ninguém quer

Seu foco é em garantir uma boa venda, claro. Mas cuidado com a pressão de bater sua meta. Não fique jogando “lixos” em seu cliente porque assim que ele perceber isso, e não se engane, ele vai perceber, você não somente terá que trocar o produto como também nunca mais o verá novamente.

- Promessas impossíveis

Cuidado com o que você fala, tudo realmente será usado contra você, afinal tudo o que você promoter terá de ser cumprido senão sua imagem e da empresa ficaram comprometidos. Honestidade acima de tudo.

- Relacionamento duradouro

Antes de abordar um cliente pense nele em alguém que você quer ver periodicamente, assim você focará suas forças em conseguir não somente uma venda isolada mas também um relacionamento baseado na confiança, transparência e principalmente fidelidade.

- Seja o especialista

Conheça bem seu produto ou serviço, saiba tudo sobre ele e possíveis problemas e soluções. Esteja sempre preparado para qualquer pergunta ou argumento. Quando você mostra que sabe o que diz você passa confiança e segurança para o cliente.

Com essas dicas você conseguirá evitar o fracasso e ainda de quebra conseguir uma “senhora” cartela de cliente que o seguirão onde for.

Foque em sua imagem e profissionalismo e boas vendas.

Autor

Adriana Kalbusch Sabatovski
Autor

Bacharel em administração. Administradora da empresa LEGJUR. É uma apaixonada por Administração que busca disseminar todo conhecimento possível através de posts de alta qualidade na internet. É editora deste site.

Leia Também

2 respostas para "Quer ter sucesso em vendas? Cuidado para não errar feio e perder seu cliente"

Foto não disponível

Esta informação parece ser muito importante para mim; em: 13-08-2015 03:08

Escreveu: Sou apenas um corretor de imóveis; estou me preparando para vender, comprar e alugar imóveis na Cidade de Peruíbe-SP; não tenho imobiliária mas estou abrindo uma página no facebook.

Foto não disponível

Maximino Katchekele em: 11-07-2016 12:07

Escreveu: Ex.ma. Administrador

Foi bom acessar este site, e aproveitei aprender dicas que fez-me corrigir o meu trabalho ou projeto da minha empresa... Queria mostrar-lá para uma possível correção.
Sem mais assunto, subscrevo-me com a mais alta consideração.

Deixe seu comentário

Seu comentário é muito importante para o Administre Facil

CAPTCHA Image Trocar imagem