Carregando…

Como demitir seu funcionário? Não diga simplesmente: - Você está demitido!!!

Como demitir seu funcionário? Não diga simplesmente: - Você está demitido!!!

Não é fácil, mas isso um dia você terá que fazer. Tenha calma e seja profissional. E tenha sempre foco no que é melhor para ambas as partes.

Para que esse desligamento não se torne um momento de tensão e constrangimento entre as partes, você deve seguir alguns passos essenciais e funcionais.

Antes de qualquer coisa tenha total certeza de que esta é melhor decisão, pense bem e avalie, só tome essa decisão com base em informações realmente concretas, pois você poderá perder um bom profissional.

Tente alertar o empregado de seus erros e mau desempenho e deixe clara a necessidade de melhorias, assim a demissão não será total surpresa. Faça isso e de um certo tempo para que ele possa se corrigir.

Não passe essa tarefa para outra pessoa fazer, você deve dar a notícia, afinal você é o gestor e supervisor direto do funcionário.

Para que não haja dúvidas e até mesmo futuros processos trabalhistas, após informar o funcionário de sua decisão, tenha tudo o que foi estipulado por escrito, documentado.

Na hora de expor os motivos do desligamento, explique quais problemas ocorreram, como sobre metas não alcançadas por exemplo. Independente do motivo, fale, ele deve e merece saber a razão da demissão. Isso será útil e digno para ambas as partes, afinal ele poderá aprender e muito com o ocorrido.

Um profissional dos Recursos Humanos ou até mesmo ou supervisor de outro setor, sempre deve estar presente durante todo o processo, pois isso ajudará e muito caso haja algum desentendimento, isso manterá o clima e garantirá que a conversa não saia do controle e continue profissional.

Seja cordial e muito calmo, mas não enrole na hora de resolver toda a questão, seja rápido, objetivo e claro, afinal você não está ali para bater papo e sim para desligar um funcionário de sua empresa.

Mesmo que o funcionário tenha agido de má fé, tente resolver tudo de forma que todas as partes saiam de alguma forma, satisfeitos, assim evitará futuras dores de cabeça.

Analise bem o motivo da demissão também após a reunião, pois você também pode ter errado e muito nos seus critérios de avaliação durante o processo seletivo.

A lista é imensa, porém necessária, todo esse passo a passo deve ser realizado de forma planejada e profissional, mantendo sempre a ética em primeiro lugar.

Leia Também

Logo bottom

@ Copyright 2012 a 2024 - Todos os Direitos reservados - Administre Fácil Assessoria Online - CNPJ: 47.354.884/0001-46 - www.administrefacil.com.br Forma pagamento