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O propósito e os valores nas transformações na Vida, nas empresas e na sociedade

O propósito e os valores nas transformações na Vida, nas empresas e na sociedade

As causas humanistas estão cada vez mais presentes na agenda estratégica das organizações. Apesar de muitas empresas difundirem os temas diversidade, sustentabilidade e engajamento, ainda há muito que se desenvolver na gestão dessa mudança, pois ela exige antes de tudo uma revisão de valores, e não apenas cronogramas e peças publicitárias sedutoras.

A verdade na implementação destes conceitos será a fronteira entre as empresas do século 20 e as inovadoras que transformarão o século XXI. Para os líderes desta construção, é fundamental que compreendam que estas mudanças não se tratam apenas de altruísmo ou utopia corporativa, mas sim uma agenda clara de estratégia e inovação para negócios que queiram atrair, reter e engajar talentos. Há diversas pesquisas que comprovam isso, e estes dados podem ser apresentados em caso de dúvidas às pessoas mais resistentes à mudança.

Mudanças de valores em organizações correspondem a uma jornada onde há muitos desafios a serem enfrentados. E os líderes da mudança precisam encará-los como premissas, e não como restrições. Este é o tipo de cenário em que profissionais que sabem equilibrar razão e emoção podem mostrar o seu valor nas organizações. Cada adversidade pode ser encarada como uma oportunidade de melhoria no projeto, fazendo que ao final do mesmo todas as partes envolvidas não saiam apenas satisfeitas, mas encantadas com o resultado final. Desta forma, criatividade e negociação serão competências muito importantes para os líderes da mudança. O principal obstáculo externo, mas também interno dentro de cada agente da mudança, será defrontar-se a cada momento com os modelos individualistas que separam as pessoas, em vez de uni-las. O senso de sobrevivência individual costuma ser a raiz das resistências às mudanças e aos problemas de comunicação.

Sendo assim, faça reflexões internas e genuínas sobre as seguintes questões: quais necessidades você têm e que se preenchidas trariam mais realização em sua vida? Que problemas fazem você sofrer, e que ao resolvê-los, você também estará ajudando o mundo e sua organização a ser um lugar melhor para se viver e trabalhar? Se precisarem de apoio, contem com a ajuda de um líder, coach, amigo, enfim, alguém sensível e equilibrado que ajude você a encontrar o seu sonho grande, o seu propósito. Ele é a diferença entre projetos de mudança bem-sucedidos e os que ficam apenas no sonho.

Logo, tendo claro o propósito do projeto, e o peito aquecido de que sua agenda está alinhada com a da organização, é hora de comunicá-la. Nessa hora é fundamental encontrar o patrocinador correto para comunicar este propósito para os diversos públicos envolvidos. Quem na organização tem mais credibilidade para transmitir a verdade deste projeto? Essa resposta não é tão simples, se for necessário, peçam ajuda, invistam no planejamento. Uma vez encontrado o patrocinador mais inspirador, é hora de agir com efetividade, equilibrando a razão e emoção citada anteriormente. Se houver exagero em alguma destas polaridades, não ocorrerá o balanço necessário para a sustentabilidade do conceito. É importante haver corpo e alma no projeto de mudança. Durante o projeto, procure questionar-se: estou "pesando a mão" em alguma polaridade?

Compartilho algumas dicas de engajamento para serem utilizadas durante os trabalhos:

  1. Desenvolva a empatia - Coloque-se no lugar daquele que utilizará a solução gerada pelo projeto. Menos é mais, prototipe soluções em vez de esperar o resultado perfeito, avalie a viabilidade e a praticidade das ideias, e cocriem com aquele cliente final que utilizará a solução.
  1. Gerencie a mudança como uma jornada - Transforme o projeto em uma história, onde todos osstakeholders são heróis e coautores da mesma. Entenda o contexto em que a mudança se dá, conte a história que originou a demanda pelo projeto, se possível com personagens curiosos que aumentem a curiosidade sobre o projeto. Sempre que possível, embase as mensagens em fatos e dados. Convide a audiência a agir como se cada pessoa envolvida fosse um herói nesta história. E sempre, sempre fale a verdade, pois é ela que vai fazer o seu olho brilhar e inspirar a organização. Valorize também os heróis do passado como mentores. Inspire-se em legados de sucesso. Em que outras áreas e momentos da organização foram "viradas chaves parecidas" com a do seu projeto?
  1. Seja operacional para poder ser estratégico - Muitas vezes o projeto já está "comprado" no nível mais alto da organização, mas se ele não se sustentar no dia a dia são grandes as chances de quem o apoiou descontinuá-lo sem grandes explicações. Sendo assim, traduza as ideias estratégicas em ganhos práticos no dia a dia da operação da empresa. Nada como um bom exemplo para inspirar, então procure gerar resultados simples e imediatos, comunicando para a organização que o projeto veio para fazer a diferença na organização.
  1. Comunique-se com amor - Mais que informar o que é o projeto, crie canais para receber o feedbackdas pessoas. Nem sempre as decisões serão bem-sucedidas. Então, crie a chance de o usuário poder se sentir à vontade para opinar sobre o andamento dos trabalhos. Muitas pessoas já se engajarão apenas com uma boa comunicação. Mas outros ainda precisarão de treinamentos, mesmo que breves, em formatos de cartilha ou e-learning. Alguns mais resistentes podem precisar de coaching e mentoring. E poucos, mas necessários, poderão ter que ser alocados em outros projetos para que se sintam realizados. E finalmente, a cada conquista obtida, comunique os casos de sucesso na implementação da mudança, sempre que possível reconhecendo as boas práticas indicadas pelos próprios usuários. Os esforços mais efetivos merecem ser valorizados, evitando distinguir vitoriosos de perdedores. A comunicação efetiva inclui as pessoas envolvidas na geração de resultados. Os conflitos existentes devem ser percebidos como fonte de valor para a mudança. Comportamentos como punição, competição ou fuga do conflito devem ser desestimulados, para que não seja gerada culpa em quaisquer membros da equipe. Lembre-se: um projeto efetivo de mudança é aquele em que as pessoas concluem o mesmo felizes, sentindo que preencheram alguma necessidade individual e coletiva juntos.

Como falei tanto de histórias e jornadas, concluo este texto deixando uma metáfora. Entendo que o líder de uma mudança baseada em valores precisa se inspirar na girafa. O que este bicho tem a nos ensinar?

Alta, esguia, serena, equilibrando o pescoço flexível erguido alto, mas com os pés firmes no chão. Isso significa usar estratégias para observar oportunidades e ameaças sistemicamente, mas sabendo utilizar táticas e operações para lidar com demandas emergenciais do dia a dia, como sede, fome e obstáculos. É importante saber a hora de comer nos arbustos mais altos, mas em paralelo dialogar com o restante da floresta em que está presente.

E aí, "muda-mundos", vamos criar juntos o século XXI? Tenho certeza de que cada minuto do projeto valerá muito, para a empresa, para a sua vida, e para toda a sociedade.

Fonte: administradores.com.br

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