Você pode ficar só olhando ou empreender. A escolha é sua

Postado em 30-07-2013 - Categoria: Administração - Comentarios

Autor

A cada dia que passa observa-se que a sociedade busca está cada vez mais conectada. Hoje, quase tudo vira em torno do digital. As mídias tradicionais perceberam as potencialidades da internet e das redes sociais online em si, e estão criando perfis online onde há uma concentração de pessoas, afim de criar e estreitar o relacionamento com o público, e acima de tudo interagir os consumidores. 
 

A internet possibilita que negócios sejam fechados sem a necessidade do contato físico, isso acaba sendo fantástico, pois reduz custos e tornam alguns processos mais rápidos. Isso não quer dizer que tudo já da para ser feito online, ainda não é possível isso, mas do jeito que coisas se encaminham, não demoraremos muito para acabar substituindo alguns processos e consequemente eliminando algumas funções do mercado.

Nesse ambiente, surge o empreendedorismo digital, que nada mais é que modelo de negócio desenvolvido no ambiente online com o propósito de oferecer um produto ou serviço. Blogs, empresas digitais, e-commerce e várias outras atividades que estão surgindo nesse meio, se enquadram nessa categoria.

O e-empreendedor não é muito diferente do empreendedor tradicional, esse acaba criando seu negócio por observar oportunidades no ambiente digital, ou apenas por necessidade. Alguns optam também por segmentar sua atuação, direcionando seu negócio a um público especifico. Como há também os que procuram atender nichos, o que está si tornando normal nesse meio.

Falando especificamente de Brasil, vivemos em um tempo onde a geração de empregos com carteira assinada está em queda, sendo que tivemos nesse ano um semestre com o pior índice de criação de vagas formais desde 2009. Isso acaba refletindo na economia nacional, onde se tem menos dinheiro circulando.

Empreender pode ser o caminho... trago dois cases interessantes, onde os empreendedores cansaram de ser funcionários, e acabaram criando seus próprios negócios no ambiente online e hoje são destaque no ambiente empresarial.

Temos o case da Sack’s, principal loja online de perfumaria e maquiagem do Brasil e América Latina.

 

\

O Projeto Cidade Marketing surgiu em março de 2007 quando Thales Brandão, Editor Executivo do site, desenvolveu um blog com artigos pertinentes as áreas de gestão de marcas e marketing. No início de 2008, Thales resolveu ampliar o projeto e transforma-lo em um Portal de Conteúdo sobre Mercadologia no intuito de disseminar informações e conhecimentos. E hoje, o veículo de comunicação contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional de todos do Brasil, e de outros países.

Os cases acima destacam muito bem como é explorado o empreendedorismo no ambiente online. Alguns aproveitam o capital intelectual e transformam a ideia em um negócio, outros, criam blogs para tratar de um assunto especifico e com a visibilidade que o negócio ganha, esse acaba migrando para um site. A também os que optam por oferecer um produto ou serviço através das mídias sociais, blogs ou outras plataformas.

Quer empreender?

Defina um nicho que quer atuar, planeje o negócio, realize pesquisas sobre esse mercado, defina qual produto ou serviço você irá ofertar as pessoas, analise a concorrência.

Tente trazer algo novo, diferenciado, pois o que não falta na internet é negócios iguais. E antes de iniciar as atividades, faça um projeto piloto, assim você poderá analisar seu negócio e observar o que está certo e o que poderá ser corrigido.

Fonte: administradores.com.br

Leia Também

Logo bottom

@ Copyright 2021 - Todos os Direitos reservados - Administre Fácil Assessoria Online - CNPJ: 17.504.359/0001-07 - www.administrefacil.com.br Forma pagamento