Carregando…

Você sabe identificar os estágios da administração da qualidade na sua empresa?

Você sabe identificar os estágios da administração da qualidade na sua empresa?

O TQC é uma nova cultura, no Brasil, que se caracteriza como modelo de administração empreendedora da qualidade. Busca sempre a satisfação das pessoas.

Para a sobrevivência da empresa, muitas vezes invocada pelo seu Presidente, é preciso que todos os princípios mais nobres dessa cultura sejam concretizados no dia a dia da nossa rotina.

Procuramos nesse pequeno texto fazer uma proposta de ações administrativas de modo a auxiliar, mais rapidamente, e de forma científica, a assimilação de tão maravilhosa cultura que nos assegura o bem estar, a continuidade operacional da nossa empresa e um futuro promissor como empresa de EXCELÊNCIA.

A jornada empresarial no processo de aculturação do TQC é uma viagem árdua, mas que deve ser realizada pela empresa que pretende sobreviver à custa de resultados concretos e evidentes. Não há espaço para o “desempenho em papéis e em palavras”, não deverá haver falsa ilusão, não há lugar para amadorismo e acomodações. É preciso muita coragem e autonomia, muito poder delegado e elevada moral para acontecer o sonho de todos - A Excelência.

Excelência, ou seja, lá qual for o termo que a represente, não é uma posição conquistada com mágica e com magos, com exortações ou slogans. É uma posição que nossos clientes nos colocam desde que lhes correspondamos às necessidades, sem faltas de qualquer espécie. O progresso na jornada pode ser medido e essa medida é o verdadeiro controle e o guia que nos conduz a QUALIDADE TOTAL e o Diagnóstico do Presidente é a maior e mais eficaz ferramenta concebível.

O TQC se caracteriza em “fazer mais usando cada vez menos recursos”, isto significa minimizar perdas e maximizar ganhos.

A excelência é representada por um valor de desempenho que se consagra como:

• 100% de utilização ou aplicação; e,

• 0% de falhas, erros ou defeitos.

Toda e qualquer atividade empresarial pode estar sujeita a medida dessa ordem.

As características dos estágios do TQC são clássicas e podem ser reconhecidas conforme a seguir:

CARACTERÍSTICAS DOS ESTÁGIOS DE MATURIDADE

Enquadramento proposto pela P. A. CONSULTING GROUP - USA, com algumas inserções práticas da nossa experiência.

ESTÁGIO I - INCERTEZA

• Pouco respeito pelo ser humano.

• Pouca compreensão de que a qualidade é um fator de sobrevivência.

• Há um pequeno número de pessoas que realizam alguma coisa pela Qualidade.

• Alguns projetos e programas locais com algum sucesso.

• É possível um Sistema de Garantia de Qualidade local.

• A Qualidade começa a ser definida como satisfação do cliente somente a nível externo e superficialmente.

• Procedimentos de inspeção altamente visíveis.

• Início da pressão dos clientes.

• Resultados significantes em quantidade apenas.

ESTÁGIO II - DESPERTAR

• Começa-se a promover a elevação do moral do pessoal.

• Visão local de sobrevivência.

• Times ou grupos de melhoria da qualidade, cerca de até 50% da força de trabalho, envolvida na solução de problemas.

• Sistemas de verificação para rastrear o progresso com base na visão.

• Atividades de melhoramentos planejadas e programadas.

• Comitê diretivo estruturado e trabalhando efetivamente.

• Sistema atuante de apoio à Qualidade. Facilitadores locais.

• Processos de melhoria de Qualidade com o uso de QC Story e das 7 ferramentas do CQ.

• Definição e mapeamento de alguns processos chaves (gerenciamento dos Processos - Negócios).

• Uso inicial da Engenharia da Qualidade (QD).

• Uso pela administração das 7 novas ferramentas.

• Resultados significantes em Qualidade e Quantidade.

QD = Quality Deployment

ESTÁGIO III - CERTEZA

• O ser humano é a base da evolução para a excelência.

• Todas as atividades sujeitas a um ou dois objetivos anuais de sobrevivência da empresa.

• Qualidade e custo são parte integral dos negócios.

• Domínio e o controle de todos os processos-chave.

• Grande parceria com um pequeno número de fornecedores.

• Integração de planejamento/visão/ação - funcional e interfuncionalmente. Início do Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD).

• Todos os processos estão sob controle com atuação preventiva.

• Real redução da variabilidade de um grande número de processos.

• Alinhamento das atividades funcionais.

• Sistema da avaliação do chefe executivo.

• Uso significativo da Engenharia da Qualidade.

• Aumento no uso de técnicas avançadas de estatísticas.

ESTÁGIO IV - DOMÍNIO

• Contínua redução da variabilidade.

• Alto nível de responsabilidade e multifuncionalidade.

• Autocontrole e autoinspeção, ser humano pleno de moral e poder delegado.

• Melhoramentos espontâneos - CCQ, TQ, etc.

• Organização treinada e continuamente instruída.

• Uso pleno da Engenharia da Qualidade.

• 100% de participação do efetivo na solução de problemas.

• Reconhecimento pelos clientes.

• Real comunicação em duas vias, interna-funcional e interfuncional e externa - fornecedores e cliente.

• Adequação de padrões internacionais para as atividades do setor.

• Uso pleno do Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD).

• Produtos quase sem defeitos, contagem por PPM.

Fonte: administradores.com.br

Leia Também

Logo bottom

@ Copyright 2012 a 2024 - Todos os Direitos reservados - Administre Fácil Assessoria Online - CNPJ: 47.354.884/0001-46 - www.administrefacil.com.br Forma pagamento