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Trainee, júnior, pleno, sênior e Master? Qual a diferença entre eles?

Trainee, júnior, pleno, sênior e Master? Qual a diferença entre eles?

Quando surge uma vaga de trabalho nos deparamos com diversos tipos e níveis hierárquicos. Mas como saber qual seu currículo se encaixa? Qual classificação?

Mesmo havendo um “padrão” de classificação, cada empresa acaba adaptando e estabelecendo seus próprios critérios para diferenciar cada nível e tipo acordo com seu perfil, missão, necessidade. Um cargo que é júnior para uma empresa nem sempre é o mesmo nível para a outra, e pode se encaixar em um nível pleno, por exemplo.

Veja abaixo o quadro de classificação para os cargos de níveis Trainee, Junior (JR), Pleno (PL), Sênior (SR) e Master:

NívelExperiênciaFormaçãoAtividades
TraineeDe 2 a 3 anosRecém-GraduadoPequenas atividades sem grande complexidade, com o objetivo de auxiliar, aprender. Sempre com supervisão direta
Junior (JR)Até 5 anosRecém-GraduadoFunções que não exijam muitos conhecimentos específicos, com pouca complexidade. Sempre com supervisão direta
Pleno (PL)6 a 9 anosPós-graduadoAtividades mais específicas que exijam profundo conhecimento. Toma decisões com base na supervisão direta.
Sênior (SR)A partir de 10 anosPós-graduado + GestorToma decisões e age de forma autônoma na gerência de pessoal e projetos, com base no conhecimento e experiências adquiridos ao longo da carreira.
MasterAcima de 15 anosPós-graduado + Gestor + CertificaçõesAutonomia Plena. Atua fora do processo de supervisão ou por demandas. Gere projetos / negócios.

 

Conforme o nível hierárquico evolui, proporcionalmente aumenta suas responsabilidades, atividades, e contra partida sua autonomia e riscos. Veja no quadro como sua evolução altera de acordo com o tempo de serviço, experiência, conhecimentos e atribuições. Enquanto o trainee e Junior estão na fase de aprendizado e tem supervisão constante, o Sênior e Master têm total autonomia de tomada de decisão e já têm todo o conhecimento teórico e prático necessários para aquele nível hierárquico.

Saber a diferença entre cada um desses níveis pode ajudar na hora de elaborar corretamente uma vaga específica ou até mesmo objetivar um currículo na hora de preencher uma vaga, e otimizar tempo na escolha durante o processo de recrutamento e seleção. Pois quanto mais claro e objetivo, mais rápido e certeiro é o resultado esperado.

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